Terceirização de cobrança é para a sua empresa?

O ano de 2019 bateu recordes de inadimplência no Brasil. De acordo com o Serasa, 5,4 milhões de empresas já tinham dividas em atraso no mês de maio – aumento de 6,9% em relação ao ano anterior – representando o maior número da série histórica do pais desde 2016.

Diante do atual cenário econômico, a inadimplência deve ser combatida antes de virar uma grande preocupação para as finanças de sua empresa. E a cobrança desponta como uma importante ferramenta para a recuperação de crédito. Porém, as dúvidas entre terceirizar o serviço ou fazer por conta própria não podem atrapalhar o seu negócio.

Ter que cobrar muitos devedores é um trabalho pesado, que demanda tempo e dedicação por parte da empresa. Além do mais, se não realizado de forma correta, pode resultar em perdas para os dois lados. Por isso é importante escolher a melhor forma de fazê-la.

Terceirizar esses processos para uma assessoria especialista no assunto é uma saída. Mas antes de optar pelo serviço é importante avaliar o que melhor se encaixa para a sua empresa.

Entre os benefícios em contratar uma empresa especializada em cobrança pode-se destacar a eficiência do serviço, redução do seu custo operacional, além de flexibilidade nas estratégias de cobrança e valorização da imagem da sua empresa no mercado.

Para ajudar você nesta decisão, listaremos neste artigo as principais vantagens e desvantagens da terceirização de cobrança.

Vantagens da terceirização de cobrança

 Uma das principais vantagens de terceirizar a cobrança é a especialização. Ao contratar uma empresa com experiência na área, você contrata também um serviço específico, segmentado e direcionado para o seu negócio. Ao entrar em contato com o cliente, é preciso ter estratégias adequadas e abordagens corretas para não colocar em risco a negociação.

Outra vantagem está nas alternativas de cobrança oferecidas pelos recursos tecnológicos que as empresas de serviços de cobrança empregam.  Hoje as empresas especializadas oferecem recursos como envio de e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais, além do contato telefônico.

Outra vantagem é o custo mais baixo. Você não precisará investir em estrutura física nem investimentos com capacitações e treinamentos. Isso porque a inadimplência é volátil, e para muitas empresas não é vantagem manter uma equipe fixa para realizar este trabalho. Ao optar pelo serviço terceirizado, além de liberar seus funcionários para a realização de outras atividades dentro da empresa, você está reduzindo quadro e funcionários e encargos trabalhistas.

Desvantagens da terceirização de cobrança

Lidar com a terceirização é um desafio em qualquer segmento. A integração e a comunicação podem ser fatores prejudicados ao terceirizar cobrança se não receberem a devida atenção. Uma equipe externa precisa estar engajada e ciente do desempenho dos demais departamentos.

Outra desvantagem pode ser a dificuldade de controle das atividades que estão sendo desempenhadas pela equipe contratada. Por isso, ao contratar uma assessoria de cobrança, é preciso se preparar e criar um método eficiente para estar em sintonia no dia a dia, acompanhando e oferecendo o suporte necessário.

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