Case de sucesso Intervalor: Cobrança Corporativa

Confira como reduzimos em mais de 10 milhões a PDD de uma das mais populares locadoras de veículos do País.

Com mais de 180 lojas distribuídas pelo Brasil e três frentes de atuação (Aluguel de Carros e venda de Seminovos e Premium), a locadora buscava uma forma eficiente de recuperar valores devidos, proporcionando uma experiência positiva a seus clientes.

Os desafios

Antes do início do trabalho com a Intervalor, os processos de cobrança eram realizados por uma equipe interna da empresa contratante, com foco na recuperação de valores a partir de 10 mil reais.

“Mas e os valores menores que isso?”, você pergunta.

Nesses casos, os inadimplentes recebiam uma notificação, informando sobre o débito. De forma geral, essas dívidas eram multas de trânsito e pequenas avarias em veículos locados para empresas (frotas) ou motoristas de aplicativo.

Para este case, foram analisados e considerados diversos aspectos, como:

  •  Análise da base de inadimplentes;
  • Estratégias utilizadas;
  • Resultados obtidos.

Análise da base de inadimplentes

Antes do inicio efetivo do trabalho, foi realizado um levantamento da base de clientes inadimplentes, para que fosse possível traçar um parâmetro e uma estratégia de atuação por parte da Intervalor.

Esse estudo apontou que grande parte dos clientes com dívidas menores que 10 mil reais eram empresas de pequeno porte, com em média 5 contratos de locação.

Diante deste cenário, a Intervalor optou por uma estratégia mista, composta por ações digitais e práticas aplicadas em cobrança de pessoa jurídica.

Contratação de consultores especializados

Uma equipe de negociadores especializados, foi contratada para o atendimento dessa demanda. Ao todo, foram 21 colaboradores admitidos, todos com experiência em negociação com empresários ou responsáveis por departamentos financeiros, sempre com foco na recuperação de créditos e manutenção do cliente.

Uma parte expressiva dos clientes em situação de inadimplência, possuía em média de 5 contratos de locação

Uma parte expressiva dos clientes em situação de inadimplência, possuía em média de 5 contratos de locação

“Participar da implantação dessa operação foi um desafio, e fico feliz de ter participado. A empresa contratante nos deu abertura para aplicar conceitos inovadores, aliados aos tradicionais. Assim, conseguimos implementar um modelo diferente do padrão no mercado de cobrança corporativa”; disse Anete Andrade, gerente comercial responsável pelo projeto em questão.

Após a contratação da equipe e definição das estratégias, chegou a hora de iniciar as atividades.

Disponibilização de portal de autonegociação

Qual o melhor canal para notificar um inadimplente, a respeito de uma pendencia financeira?
A resposta é: pelo canal que ele preferir. Seguindo essa linha, a Intervalor apostou em um canal de negociação alternativo aos tradicionais e-mail e telefone.

Quitaqui, portal que permite negociação da dívida sem qualquer interação humana

O Quitaqui, portal de autoatendimento da Intervalor, possibilita um processo simples de negociação online: acesso a informações sobre a dívida, condições de parcelamento e escolha da forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito). Opções de atendimento digital via chat, WhatsApp e outros messengers populares, estão à disposição em todas as etapas.

A adesão aos canais digitais é especialmente alta entre empresas de porte médio e pequeno, onde as equipes são reduzidas e os processos menos engessados.

Resultados obtidos

Em menos de um ano de operação, a atuação da Intervalor contribuiu para que a PDD da empresa contratante fosse reduzida em mais de 10 milhões.

Desde o início, os índices de recuperação cresceram mês a mês, sempre acima dos 50% (considerando os contratos direcionados para a Intervalor).

Além disso, houve uma quebra de paradigma nos processos da locadora de veículos: havia um histórico de resistência em relação à terceirização da cobrança, por parte de alguns departamentos. O receio era de que os clientes pudessem ser constrangidos, e optassem por fazer locações com a concorrência.

A boa notícia é que os processos bem estruturados, proporcionaram uma experiência bastante satisfatória aos clientes e não houve repercussão negativa em relação às cobranças.

Sobre a Intervalor

A Intervalor é dos principais players de relacionamento e serviços financeiros do Brasil.
Com 20 anos de atuação no segmento de crédito e cobrança, sempre tivemos a tecnologia e a inovação como pilares para proporcionar grandes resultados a nossos clientes.

Atualmente, integramos o grupo Arvato Financial Solutions, uma multinacional alemã com atuação em mais de 20 países.Possuímos duas unidades, (em São Paulo e Osasco), que concentram nossa prestação de serviços, disponível para todo o território nacional.